Cartão de crédito: mocinho ou vilão?

É preciso ter uma relação saudável com o consumo para não perder o controle do orçamento, não é mesmo?


Entre janeiro e setembro do ano passado, de acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), 835,8 bilhões de reais foram transacionados no Brasil. Esse valor é superior à soma das quantias pagas via cartão de débito e pré-pago juntas, sendo a forma preferida de pagamento e um dos principais elementos da vida financeira adulta.


O cartão de crédito como mocinho: 


Aqueles que têm consciência em diferenciar a necessidade e o desejo de comprar, possuem no cartão de crédito um grande aliado para o planejamento financeiro. Esse pedacinho de plástico, tão simples, pode ser de grande ajuda em situações em que é necessário:


- Fazer uma compra parcelada (devido ao alto valor do item)

- Dispor de recursos em uma situação de emergência

- Evitar andar com dinheiro físico (por questão de segurança)

- Fazer viagens internacionais usando apenas o cartão, entre outros aspectos


O cartão de crédito como vilão:


Você precisa saber que, antes de continuar a leitura desses tópicos, a responsabilidade não é do pedacinho de plástico, e sim do uso que damos para ele. Por isso, tome cuidado com:


- Tentações: Não pense que o cartão de crédito é uma extensão do seu salário, porque não é. Evite deixar que a fatura ultrapasse seu salário.


- Acúmulo de parcelas: Em alguns momentos vamos comprando, comprando, parcelando e parcelando, gerando uma grande fatura. Parcelar pode ser tentador, pelo valor baixo a ser pago mensalmente, mas várias pequenas parcelas podem gerar uma fatura difícil de quitar.


- Golpes de cartão: Podem acontecer quando você passa o cartão nas maquininhas ou faz comprar na internet. Sempre preste atenção para qualquer alteração suspeita na máquina e, sempre que possível, use o cartão virtual do seu banco.


Se o cartão de crédito é mocinho ou vilão da nossa realidade, só nós podemos escolher. Qual o papel dele na sua vida?


Fonte: Estado de Minas.

Produtos

Preencha seus dados

Aqui, você pode fazer uma simulação para lhe ajudar a escolher um de nossos produtos, de acordo com o que você pode pagar.

Por favor, preencha seus dados, pois em breve estaremos entrando em contato para lhe oferecer as melhores taxas e condições.