Como economizar nas compras do Natal

O final de mais um ano se aproxima e as tradicionais compras desta tão conhecida época do ano também. Como é tradição em todo o mundo, sempre queremos agradar aquele ente querido com um presentinho, não é? Ou no Brasil, que as pessoas se valem desta época para aproveitar o décimo terceiro salário e os descontos especiais que o varejo oferece. Mesmo com um ano tão atípico como foi 2020, a expectativa é que o setor do comércio consiga faturar mais de R$ 38 milhões neste fim de ano. Isso pode representar 54% dos consumidores.

Entretanto, para que um número de aproximadamente 86 milhões de pessoas não venham a cair em armadilhas e entrar 2021 endividado, preparamos algumas dicas fundamentais para não exceder o seu gasto financeiro e conseguir agradar a todos.

Nunca compre por impulso: esta é uma das dicas mais importantes para fugir dos gastos abusivos. Durante o Natal, segundo dados do SPC Brasil e CNDL, 43% dos brasileiros compra algo neste período sem nem ter planejado antes. Geralmente é esta compra que causa os problemas no orçamento futuro do cidadão. Uma atitude irresponsável assim pode se agravar cada vez mais, medida a recorrência de querer presentear todos as pessoas próximas sem planejamento.

Pechinche por descontos sim: segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI), a prática de pechinchar por descontos e valores melhores é executada por 81% dos brasileiros. E isso também pode ser um forte aliado para não abusar dos gastos no Natal, mesmo que sua economia se limite há apenas 5% ou 10% no valor total do produto.

Modere o uso do seu cartão de crédito: em pesquisa realizada pelo CNDL, 44% da população diz utilizar o cartão de crédito como principal meio de pagamento nas compras de Natal. Mas para que esta praticidade não se torne uma grande dor de cabeça, é preciso que os consumidores levem em conta o dinheiro que terão no futuro para pagar as faturas de cartão.

Pratique a comparação dos preços de mesmos produtos: pesquisar é essencial para se obter os melhores valores de determinado produto. E na era digital esta tarefa é ainda mais fácil. Para isso, basta acessar sites que proporcionam esta função, como Buscapé e Zoom. Neles será possível encontrar informações como menor preço do dia, além de um gráfico com a variação dos preços do produto.

Gostaram das dicas? Então basta segui-las e terminar 2020 alegrando quem ama e sendo feliz por começar um ano sem valores abusivos no bolso.

Produtos

Preencha seus dados

Aqui, você pode fazer uma simulação para lhe ajudar a escolher um de nossos produtos, de acordo com o que você pode pagar.

Por favor, preencha seus dados, pois em breve estaremos entrando em contato para lhe oferecer as melhores taxas e condições.