5 dicas para negociar o pagamento das suas dívidas

Estudos de birôs de crédito – como a Serasa e o SPC Brasil – estão constantemente apontando que o número de pessoas endividadas no país tem crescido exponencialmente. Para evitar que o seu nome faça parte desse índice, é preciso saber renegociar suas dívidas para manter o planejamento financeiro em dia e, ao fazer isso, é necessário ter alguns tópicos em mente:


1 – Antes mesmo de começar o processo da renegociação, é preciso que você tenha ciência do tamanho da sua dívida. Esse conhecimento o ajudará tanto no cálculo do saldo devedor, quanto na apresentação de uma proposta para a quitação. Para saber quanto você deve, é preciso entrar em contato com o credor e solicitar o valor, incluindo a taxa de juros e todos os encargos envolvidos. 


2 – Ao dar início à renegociação, procure saber qual será o desconto sobre a dívida total que está sendo proposta. Se você for parcelar essa nova conta, fique atento aos juros, pois, mesmo que o valor mensal seja menor, pode haver o risco de sair mais caro (à longo prazo). 


3 – Durante o processo, é provável que o agente financeiro apresente uma proposta inicial. A dica é evitar aceitar propostas que não condizem com a sua situação financeira. É sempre válido oferecer uma contraproposta e tentar negociar com o banco a redução dos juros e parcelas da sua dívida. Entenda que a negociação deve ser vantajosa para os dois lados e a proposta deve estar alinhada com a sua realidade financeira.


4 – Depois de renegociar ou quitar dívidas, evite armadilhas que o façam se endividar novamente. Mantenha sua planilha financeira sempre atualizada e continue reduzindo ou cortando os gastos (principalmente aqueles que não são essenciais). Uma dica muito importante é: procure reservar parte da sua renda para imprevistos. 


5 – Se a renegociação da sua dívida não estiver evoluindo, saiba que você tem a opção de transferir sua dívida para outro agente financeiro com condições melhores. O nome desse procedimento é portabilidade de crédito – que tem como objetivo gerar competitividade entre as instituições financeiras e melhorar as propostas para os consumidores. Assim, o consumidor pode transitar entre os bancos que ofereçam vantagens maiores.

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