Serviço de ‘Não Perturbe’ dos bancos já está em funcionamento

Consumidores podem agora cadastrar todos os telefones fixos e móveis, relacionados ao CPF, com o intuito de bloquear chamadas indesejadas com ofertas de crédito consignado. O bloqueio passa a valer 30 dias após o cadastro. A instituição que não respeitar o acordo pode ser multada.

Para aderir ao serviço, basta acessar o site www.naomeperturbe.com.br, o mesmo usado para bloqueio de ofertas de telemarketing de comunicações, que entrou no ar em julho do ano passado. No caso do programa dos bancos, o bloqueio é apenas de ofertas de consignado. Essa modalidade tem o pagamento descontado em folha salarial, e pode ser oferecido tanto para trabalhadores com carteira assinada quanto para aposentados do INSS.

No total, foram 23 instituições financeiras que aderiram à autorregulamentação bancária da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) que cria regras para a oferta de consignado e se comprometem a não ofertar o consignado para consumidores cadastrados no sistema.

Em caso de conduta omissiva, onde não se respeita a vontade do consumidor cadastrado e continuem fazendo ligações para oferta de consignado, os bancos podem ser punidos. As multas variam de 45 mil reais até 1 milhão de reais, e levarão em conta a gravidade da infração e o porte da instituição financeira participante.

Fonte: Veja

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